Bem vindo ao portal memória de santos

Realização: Fundação Arquivo e Memória Santos

Patrocinadores

Educação

Universidade, Faculdade


FACULDADE DE TECNOLOGIA DA BAIXADA SANTISTA - FATEC SANTOS

Pesquisa e texto: Sergio Willians

 

Foi a primeira escola pública de ensino superior implantada na região, criada em outubro de 1986. Desde o início seus cursos, todos na área de computação, foram abrigados no prédio anexo do Escolástica Rosa, pertencente à Santa Casa de Misericórdia. No ano seguinte passou a ocupar também uma sala na Etesg Aristóteles Ferreira. No início dos anos 1990, a Faculdade, já administrada pelo Centro Estadual de Educação Paula Souza, pleiteava mais espaço para a implantação de cursos de instrumentação e manutenção industrial. A Fatec oferecia 80 vagas por semestre.

Em 1992, a Prefeitura chegou a prometer a desapropriação de uma área na Zona Noroeste para a construção de um Campus para a Fatec, mas a ideia acabou engavetada. Irritado com tais promessas, o Governo do Estado chegou a anunciar a extinção da instituição ou sua transferência para a Praia Grande, que, mais tarde, acabou ganhando um Campus próprio. Mas a pressão de alunos, funcionários e da sociedade santista convenceram pela permanência da unidade em Santos.

Em 1998, a Fatec se mostrou mais revigorada e lançou um curso de Tecnologia em Transporte e Logística. Dez anos mais tarde, a instituição lançava seus primeiros cursos de pós-graduação nas áreas de Logística, Administração e Informática. Foi também a partir de 2008 que a Fatec começou um processo de expansão física e a inclusão de cursos de Educação à Distância. Em 2012 foi anunciada a utilização do antigo prédio da antiga Hospedaria dos Imigrantes, para abrigar a instituição, que seria para lá transferida a partir de 2014.

 

Fonte: Almanaque Santista, um boletim de curiosidades do Instituto Histórico e Geográfico de Santos
 
Apoio: Prefeitura de Santos, Fundação Arquivo e Memória de Santos e Sistema A Tribuna de Comunicação.

Comentários

Voltar ao topo

Deixe seu comentário